in

Ações WEGE3?Vale a pena comprar?

Conhecendo um pouco mais sobre a WEG…

O foco do artigo de hoje não é novidade para os investidores mais experimentes, mas vamos falar de uma das empresas mais antigas e sólidas da bolsa de valores: a WEG S.A. (Figura 1).

Figura 1: Logotipo da WEG.
Fonte: pt.wikipedia.org

Nesse sentido, vamos fazer uma breve análise da empresa para responder a pergunta central do artigo: Vale a pena comprar ações da WEG, ou ações WEGE3?

Para saber mais informações sobre ações, temos um artigo no blog que fala sobre ações e FIIs, basta clicar aqui.

Afinal de contas, o que é a WEG?

A WEG é uma empresa multinacional fundada em 1961 e que tem sua principal sede no município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.

Inegavelmente, a empresa é considerada uma das maiores fabricantes de eletroeletrônicos do mundo.

Só para ilustrar com alguns números, a empresa vende seus produtos para mais de 135 países e conta com mais de 40 plantas industriais distribuídas em 12 países.

Sem dúvida, outro ponto que chama a atenção é que a WEG usa a inovação como principal foco de vantagem competitiva, sendo que metade dos produtos vendidos nos últimos 5 anos foram lançamentos recentes.

Como resultado positivo dessa política, a WEG gerou uma receita líquida de cerca de R$ 13 bilhões de reais no ano de 2019.

O que a WEG faz?

Para entendermos o que a WEG faz, precisamos olhar o nicho de mercado que a empresa atua e quais são os principais concorrentes.

Em termos de mercado, a WEG compete em seus principais nichos de mercado com a General Electronic (GE) e Siemens. A figura 2 mostra os nichos de mercado e o comparativo com as principais empresas competidoras.

Nichos de atuação da WEG e comparação com as principais empresas concorrentes
                                      Figura 2: Nichos de atuação da WEG e principais concorrentes.
                                      Fonte: Apresentação Institucional da WEG (2020).

De acordo com a análise da figura 2, é possível verificar que a WEG atua em mais de 15 segmentos diferentes dentro do seu nicho de mercado.

Contudo, a empresa se destaca no setor de equipamentos eletrônicos industriais, principalmente na fabricação de motores industriais e equipamentos de alta tensão.

Além disso, a empresa também trabalha com o conceito de atuação nos diversos setores de toda a cadeia desde a geração de energia até o consumo industrial.

Dessa forma, a Weg consegue criar um ciclo perene de uso de seus equipamentos que alimenta muitas cadeias produtivas industriais ao longo do mundo.

Quais as principais vantagens competitivas da WEG?

Então, nos tópicos anteriores vimos que a WEG atua em múltiplos nichos de mercado, o que faz com que a empresa consiga atender uma cadeia de produtos diretamente ligados.

Mas, além disso, a empresa apresenta outras vantagens em relação às empresas concorrentes, certo?

De fato, a WEG apresenta uma série de vantagens competitivas que determinam seu posicionamento bem sucedido de mercado. Algumas das vantagens competitivas da empresa são:

  • Personalização dos produtos – fabricação de pequenos lotes de produtos personalizados para atender necessidades específicas;
  • Inovação como princípio fundamental – Uso de tecnologias e ideias para o aprimoramento de seus produtos;
  • Expansão da empresa em módulos – evita a capacidade de produção ociosa, reduzindo os riscos de demanda.
  • Crescimento sustentável – a Weg cresce consistentemente para gerar um retorno sobre o capital investido de forma sustentável;
  • Diversificação – atuação em diversos nichos de mercado, desde a geração de energia até consumo industrial e automação de processos;
  • Flexibilidade financeira – mobilidade de capital para buscar novas oportunidades de crescimento;
  • Verticalização – Flexibilidade de produção e adequação ao seu custo.

Portanto, a WEG apresenta um perfil de vantagens estratégicas e vantagens de mercado extremamente interessantes para a manutenção da empresa no longo prazo.

Mas voltando a pergunta inicial, será que vale a pena comprar ações da WEG?

Antes de responder a essa pergunta, vamos dar uma olhada na empresa dentro do contexto da bolsa de valores.

A WEG na bolsa de valores

A WEG é uma das empresas mais antigas da bolsa de valores (B3), sendo que seu IPO ocorreu em 1982, ou seja, ela tem quase 40 anos de bolsa de valores!

A empresa está listada no novo mercado da bolsa de valores brasileira (B3) e faz parte do segmento de bens industriais e subsetor de motores e compressores.

As ações da WEG são negociadas somente na forma de ações ordinárias, tanto em lotes sob o ticker WEGE3, quanto no mercado fracionário sob o ticker WEGE3F.

As ações WEGE3 apresentam um tag along de 100 % e um free float de 35,4 %.

De acordo com o site da B3, o total de ações WEGE3 em mercado é de aproximadamente 740.696.136 ações.

Então, será que ter ações WEGE3 significa que você irá receber dividendos “gordos”?

Na verdade, a WEG NÃO é uma das maiores pagadoras de dividendos da B3. Embora tenha valorizado mais de 10.000 % desde seu IPO, a empresa procura reinvestir seu lucro para ampliar sua capacidade industrial.

No ano de 2019, os dividendos da WEGE3 foram pagos em dois meses (março e agosto) e os valores pagos foram aproximadamente R$ 0,08 por ação.

De acordo com o site Status Invest, o dividend yield atual da WEGE3 é de 0,92 % ao ano, o que está de acordo com o baixo valor de dividendos da WEGE3.

VALE A PENA COMPRAR AÇÕES WEGE3?

Na minha opinião, a WEG é uma das melhores empresas da bolsa de valores.

O posicionamento estratégico, as vantagens competitivas e o segmento de atuação fazem com que a WEG seja uma empresa muito diferenciada!

Dessa forma, a análise técnica das características gerais da empresa já permite que o investidor enxergue o valor da WEG no longo prazo.

A despeito dos dados econômicos (não aprofundados aqui), certamente a WEG é uma empresa que deve compor a carteira de investidores de longo prazo.

Então, o meu recado é o seguinte: independentemente de comprar o lote (WEGE3) ou fracionário (WEGE3F) simplesmente aporte!

Se quiser saber mais sobre a minha opinião sobre a WEG, basta clicar aqui.

Fontes usadas para a composição do artigo: Apresentação aos Investidores e site de relacionamento com o investidor da WEG e site da B3.

Tem a empresa em carteira? O que você acha?

Gostou do post? Curta, compartilhe e deixe sua opinião abaixo!

What do you think?

Comments

Leave a Reply

6 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

  4. Pingback:

  5. Pingback:

  6. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
o que são fundos imobiliários

Como montar sua carteira de investimentos?

fiis ou ações

XPML11 – XP Malls – Um FII de shopping diferenciado