in ,

Casa de Análise: Posso comprar o que elas indicam?

casa-de-analise-o-que-e-1024x640

Casa de Análise no Brasil é algo que tem crescido muito, temos várias conhecidas como SUNO, Empiricus, Eleven e mais algumas. Será que podemos confiar no que elas dizem? Será que podemos comprar tudo o que elas mandam apenas confiando nos seus analistas?

Antes de tudo é preciso entender o que é uma casa de análise. No Brasil a CVM regula o mercado de capitais e obriga analistas a serem certificados para conseguirem criar análises para pessoas comuns.

Quando você assina uma casa de análise, está contratando analistas de diversas áreas para trabalharem por você e analisarem empresas e fundos indicando compra ou venda para os clientes da mesma casa, o foco delas é realmente indicar compra e venda.

Os problemas de uma Casa de Análise

Com o crescimento rápido da quantidade de investidores na nossa bolsa, o problema mais comum atualmente é que os clientes dessas casas saem comprando tudo o que as casa indicam sem nem mesmo pensarem de forma crítica ou procurarem entender se faz sentido ou não aquele movimento.

Eu sempre falo que Investir não funciona com receita de bolo, comprar WEGE3 hoje pode valer a pena pra mim e pode não valer a pena pra você no mesmo momento, é tudo questão de visualizar o futuro do negócio e entender os riscos.

Quando muitos investidores novos seguem as dicas dessas casas, eles simplesmente estão replicando o que o profissional está dizendo, isso não tem problema em ser feito, mas é indicado que se você vai seguir a risca uma casa de análise, você o faça sem deixar a estratégia pelo caminho.

Um outro problema é a OVERDOSE DE INFORMAÇÃO, alguns investidores assinam duas ou três casas pensando que isso será bom, mas no final só atraem mais problemas.

A casa um indica compra do ITUB3 e a casa dois indica compra do ITUB4 ou venda do TGAR11 enquanto a casa um indica a compra do mesmo TGAR11. Confiar em quem agora?

O mais correto na hora de assinar uma casa é entender quem é o analista chefe que opera as análises e entender se ele tem o seu perfil, partindo do princípio que você seguiria as suas indicações como se fosse a carteira dele.

O futuro das Casas de Análise

Como sabemos, o Brasil ainda é muito novo quando falamos em investimentos e quantidade de investidores.

Levaremos um certo tempo para alcançar mercados como o Americano ou o Japonês, que mais da maioria da população está exposta ao mercado de capitais.

Nestes mercados existem diversas e diversas casas, isso naturalmente trás uma concorrência boa para o mercado, as casas precisam mostrar serviço e naturalmente resultados para que seus clientes reconheçam como a melhor e para que não desistam das assinaturas.

Outro formato que existe no mercado internacional é a assinatura de análises individuais. Exemplo: Eu sou um investidor com mais experiência mas no momento estou sem tempo, quero ouvir a opinião de um analista sobre um ativo específico, por exemplo RBRP11. Eu acesso o site da casa de analise e compro uma análise on-demand somente sobre esse fundo.

As casas são negócios que fazem a diferença em um mercado em franco crescimento como o nosso, investidores mais novos tendem a se sentir mais tranquilos investindo através do pensamento de profissionais que já estão no mercado há mais tempo.

Naturalmente com o tempo eles vão adquirindo olhar crítico as indicações, mas isso tudo faz parte do jogo.

Eu sou um eterno apoiador de casas de analise como fonte de informação, diversas vezes eu fui assinante de várias e utilizava os relatórios para balizar as minhas escolhas ou para confirmar pensamentos que eu tinha sobre determinado ativo.

Captar maiores informações é um ponto importante para quem vai investidor por um longo período, você sempre precisa da maior quantidade de informações e uma casa de análise pode te ajudar nisso.

A única coisa que eu ainda sinto falta no nosso mercado é uma casa inteiramente HOLD, para investidores de longo prazo e sem ficar girando carteira.

Atualmente ainda não temos!

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
equatorial energia

EQTL3 – Conhecendo a Equatorial Energia