in

Como gravar aulas online? Dicas iniciais importantes!

Com a pandemia de COVID-19, o uso de aplicativos para gravar aulas online aumentou significativamente. Mas, você sabe como isso é possível?

como gravar aulas online
Figura 1: A escolha da câmera para gravar aulas online é essencial. Fonte: Pixabay

No contexto atual, durante a pandemia de COVID-19, o uso de computadores como ferramentas de ensino aumentou significativamente, contudo muitas pessoas não sabem como gravar aulas online.

O ensino a distância (EaD) ganhou força devido aos impactos da pandemia e, por consequência, os professores e alunos devem se acostumar com esta nova realidade.

Certamente, dar aulas online usando ferramentas digitais exige uma série de adaptações em relação ao ensino tradicional de sala de aula.

Por isso, os professores devem estar familiarizados com os recursos digitais e, acima de tudo, deve desenvolver um material compatível com esta modalidade de ensino.

A gravação de aulas online permite ainda que o professor monte um treinamento online, caso queria garantir uma renda extra recorrente.

Então, tendo em vista esta necessidade, vamos dar dicas sobre os primeiros passos para saber como gravar aulas online e quais são alguns dos programas usados para a gravação de aulas remotas.

Como gravar aulas online?

Primeira dica: faça um plano de aula

O primeiro passo para montar uma aula online de qualidade é montar um roteiro ou um plano de aula. Em outras palavras, o plano de aula deve ser estruturado, considerando os seguintes aspectos:

  • Quais os conteúdos devem ser ensinados?
  • Quais os objetivos gerais e específico daquela aula?
  • O que os alunos precisam saber após a aula?
  • Qual será a duração da aula online?
  • A aula online será síncrona ou assíncrona?

Dessa maneira, é possível montar um plano de aula que vai tornar a aula dinâmica, objetiva e concisa, o que facilita na concentração dos alunos.

Segunda dica: elabore materiais didáticos adequados às aulas online

Outro ponto fundamental que ajuda na maneira como gravar aulas online é a produção de materiais didáticos adequados ao ensino remoto.

Assim, o professor pode usar os seguintes programas ou aplicativos para montar os materiais didáticos de aulas online:

  • Microsoft Powerpoint;
  • Microsoft Word;
  • Canva;
  • Coggle It;
  • Mindmeister;

Neste sentido, o professor deve sempre priorizar a elaboração de materiais didáticos que sejam mais atrativos e que contenham textos concisos.

Por exemplo, ao invés de usar um texto longo que não vai prender a atenção dos alunos, use um mapa mental feito com o site Mindmeister, por exemplo.

Outro exemplo é usar o site Canva para criar materiais didáticos mais visualmente agradáveis aos alunos, ao invés de apresentações simples do Powerpoint.

Terceira dica: ter os equipamentos adequados

Para gravar aulas online de qualidade, é necessário ter equipamentos adequados como notebooks, desktops, webcams, roteador de internet, celulares e, sem dúvidas, um ótimo microfone e fone de ouvido.

A escolha da câmera vai influenciar diretamente na qualidade da imagem da aula online e consegue atrair mais facilmente os alunos. Por isso, prefira equipamentos com resolução de gravação HD, Full HD e 4K.

como gravar aulas online
Figura 1: A escolha da câmera para gravar aulas online é essencial.
Fonte: Pixabay

Nas aulas online, a qualidade de áudio também é determinante para que os alunos permaneçam concentrados na explicação do professor, mesmo se a qualidade de imagem deixar um pouco a desejar.

Por isso, alguns professores preferem usar um headset gamer ou um microfone de lapela que conseguem captar nitidamente o som e, ao mesmo tempo, suprimir os ruídos externos.

Além disso, as configurações de notebooks, desktops e celulares devem ser compatíveis com a qualidade de imagem e som otimizados para a gravação da videoaula.

É importante salientar que a velocidade de conexão de internet é essencial tanto para a gravação da aula online quanto para o compartilhamento e reprodução das videoaulas gravadas.

Sendo assim, é importante ter uma conexão de internet com uma boa velocidade de download e upload e, acima de tudo, estabilidade.

Quarta dica: escolher os programas adequados

Alguma vez você já assistiu alguma aula online em que a imagem congelou durante a gravação? Já viu alguma aula em que havia atraso entre o som e a imagem?

Pois é, então isso pode ter sido causado não somente pela qualidade da internet, mas também pela escolha do programa inadequado para a gravação da aula.

Dessa forma, torna-se fundamental escolher os programas mais adequados para gravar as aulas online e aprimorar a forma como as aulas online são produzidas.

Atualmente, existem vários programas que podem ser usados na gravação de aulas online, contudo vamos demonstrar somente os mais fáceis de serem usados.

OBS Studio

O primeiro programa que é bastante útil na gravação de aulas online é o OBS Studio. O aplicativo conta com uma interface relativamente intuitiva.

O aplicativo OBS Studio permite ao usuário a configuração avançada de áudio e vídeo, além da instalação de plugins para melhorar a qualidade do som captado durante a gravação.

O OBS Studio permite a gravação de apresentação de slides, captura de entrada de áudio externo, captura de tela e captura de uma aba específica do navegador.

Além disso, o programa é muito usado para gravar aulas online por permitir a captura simultânea da webcam do notebook, o que permite que a imagem do professor apareça no canto da tela.

Google Meet

Você sabia que é possível gravar aulas online usando o Google Meet? Como é possível gravar aulas online usando o aplicativo?

Recentemente, o Google Meet ganhou destaque pelo seu uso gratuito e pela capacidade de alocar até 100 participantes.

Pois é, muitos professores e alunos não sabem que o próprio Google Meet permite a gravação de aulas online e videoaulas.

Basta entrar numa sala virtual criada pelo próprio usuário com o login do Google para que seja possível iniciar um compartilhamento de tela simultaneamente a captura do áudio.

Desse modo, o Google Meet permite a gravação de aulas online numa interface bastante simples, adequada aos professores que tem dificuldades com o OBS Studio, por exemplo.

Conclusão

O artigo de hoje discutiu como é possível gravar aulas online através de dicas iniciais para os professores e futuros professores possam se aventurar.

Atualmente, existem inúmeras possibilidades de fazer renda extra com aulas online, cursos e videoaulas.

É como eu sempre digo, tem muito dinheiro na mesa, você quer pegar?

Abraços,

Rodrigo Colombo.

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
gerenciamento financeiro

Dicas para vender mais e gerar renda no longo prazo

BBDC4 ou ITUB4: quem paga mais dividendos?