in

Como investir bem o seu dinheiro?

como investir bem o seu dinheiro

Vivemos em uma economia de mercado: empresas, estados, projetos precisam se financiar e, para isso, exigem capital privado e poupança de pessoas físicas para investir. Contudo, muitas pessoas não sabem como investir bem o seu dinheiro?

Tenda em vista esta situação e os riscos relacionados, os investidores recebem uma remuneração, seja ela juros, dividendos ou simplesmente a valorização do seu capital, que pode então ser vendido a um preço superior.

Portanto, o investimento está no cerne da engrenagem da nossa sociedade (saber como investir o seu dinheiro), mas também desempenha um papel muito importante no seu quotidiano para o desenvolvimento e conservação do seu patrimônio.

No artigo de hoje vamos falar sobre como investir bem o seu dinheiro e como é possível facilitar este processo no longo prazo.

Quanto capital você deve dedicar aos seus investimentos?

Você não pode investir o dinheiro que não tem, nem é preciso dizer. Essa é uma questão que não se coloca para Bill Gates ou para Warren Buffet, que têm capital ilimitado; infelizmente, as pessoas comuns terão que fazer escolhas que serão ditadas pelo montante de capital dedicado aos investimentos.

Prepare uma meta

Claro, o dinheiro não compra felicidade, mas pode contribuir para isso. Sem dúvida, você tem projetos que deseja realizar: comprar uma casa, um carro, viajar pelo mundo, casar ou até se aposentar.

Estes têm um custo, para alguns é possível fazer um empréstimo, vem primeiro à mente a compra de uma residência principal, mas para outros terá de poupar e reservar uma certa quantia para longos meses ou mesmo anos.

Em vez de deixar o dinheiro ficar parado, você pode fazer um investimento que acelerará seu processo de poupança.

Como alocar seu capital? Diversifique seus ativos

Diversificação é simplesmente não colocar todos os ovos na mesma cesta. Você pode pensar que os maiores vencedores do mercado de ações apostaram tudo em algumas ações que foram cotadas 50 ou 100 vezes, mas isso não é verdade.

Na verdade, a teoria moderna do portfólio, que é a base da gestão de ativos, desenvolvida na década de 1950 por Harry  Markowitz, mostra que estatisticamente os melhores ganhos são obtidos investindo em todos os mercados.

Além da demonstração matemática da superioridade desse método, você pode raciocinar instintivamente para entender sua intuição. Se investir igualmente em cinco empresas e uma delas falir, perderá 20% do seu capital durante a noite.

Pior ainda, se todas essas cinco empresas estiverem no mesmo setor, digamos, petróleo, o dano pode se espalhar para todo o setor e fazer com que o valor do seu portfólio despencar.

Por outro lado, se você diversificou seus investimentos, o desempenho inferior de um setor será compensado pelo desempenho superior de outros setores. A maioria dos gestores de carteira não consegue superar os índices de ações, que são diversificados, fazendo escolhas diferentes.

Isso não deve impedir que você dê preferência a uma ação em detrimento de outra, mas nunca concentre mais do que 10% de seu portfólio em uma determinada ação.

Faça uma abordagem de longo prazo e saiba como investir bem o seu dinheiro

O raciocínio de longo prazo é realizado ao longo de um horizonte de várias décadas. Muitos produtos financeiros têm uma vida útil (falamos de maturidade) de mais de 10 anos, alguns dos chamados títulos de dívida perpétua nem mesmo têm maturidade.

Então, o horizonte do seu produto é muito importante e deve corresponder mais ou menos ao do seu projeto financeiro.

Portanto, se você quer economizar para a aposentadoria daqui a 20 anos, é contraproducente colocar esse dinheiro em cadernetas que podem ser desbloqueadas a qualquer momento e que não pagam muito.

Como resultado, se você favorecer ações e títulos de longo prazo, ao invés de seguros de vida, por exemplo, seu retorno é muito maior.

Por exemplo, os bancos oferecem fundos de fórmula, onde a participação das ações é importante no início e diminui à medida que você se aproxima do seu horizonte de investimento. 

Se você seguir essa meta por um longo prazo, não terá que se preocupar muito com pequenas flutuações na vida cotidiana.

Por isso, você inevitavelmente passará por dias ruins, durante os quais certos títulos de sua carteira podem perder 5% ou mais, mas essas variações são aceitáveis.

Sendo assim, pense que você deve alcançar seu objetivo de longo prazo, ou seja, a conclusão de seu projeto.

Por outro lado, se você acumular economias por precaução ou tiver um horizonte de menos de cinco anos, reduza sua tomada de risco.

Portanto, para projetos imobiliários existem produtos adequados, você também pode usar contas a prazo, títulos de curto prazo ou certificados de depósito e fundos de fórmula.

Além disso, a liberação de fundos investidos de longo prazo é geralmente mais cara do que a dos investimentos mais líquidos.

Invista regularmente quantias razoáveis e veja como é investir bem o seu dinheiro

É recomendável investir (ou desinvestir) à medida que avança para suavizar os preços de compra e venda de seus ativos. Assim, você reduzirá o risco de comprar na alta ou vender na baixa. Essa abordagem também pode ser comparada à diversificação em termos de preço de entrada.

Se você fez um orçamento e conhece sua capacidade de economia mensal, saberá quanto economizar a cada mês. Por outro lado, não compre de volta sistematicamente mais ações quando elas tiverem um desempenho ruim; essa é a armadilha de suavizar o preço de compra para baixo.

É perigoso correr atrás das perdas ao investir, é possível que um produto perca todo o seu valor e às vezes é melhor recuar e sair das posições perdedoras.

Alguns investimentos têm um custo mínimo de entrada, é impensável poupar 500 reais por mês para investir rigorosamente 100 reais em imóveis, 200 reais em obrigações e 200 reais em ações todos os meses.

Por outro lado, para evitar o pagamento de muitas taxas, você pode investir em ações nos primeiros dois meses, depois em títulos nos próximos dois meses e depois repetir esse ciclo.

Então, além de saber como investir bem o seu dinheiro é essencial fazer aportes razoáveis.

Reserve um valor e automatize seus investimentos

Reserve um valor em uma conta ou caderneta de poupança habitacional para fazer uma aquisição em pedra assim que seu patrimônio crescer um pouco.

Alguns bancos oferecem a você para automatizar a compra de unidades de fundos todos os meses, sem mínimo.

Você também pode tomar a iniciativa de analisar os mercados por si mesmo e dar ordens aos seus banqueiros. Para isso, você precisará saber no mínimo os fundamentos do mercado de ações.

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
itsa4 ou bbse3

ITSA4 ou BBSE3? Quem pagou mais dividendos?

fundos imobiliários xp

Fundos Imobiliários XP : Conheça os principais