in

Como investir seu dinheiro? Personalidade influencia?

como investir seu dinheiro

Como investir seu dinheiro sem perder a paciência e evitando o estresse? Não é fácil entender em um curto espaço de tempo a dinâmica subjacente às estratégias ótimas de investimento.

Quem tem disponibilidade para destinar parte da receita para o futuro pode usufruir de uma grande vantagem. Mas é importante levar em consideração suas inclinações e caráter para administrar o dinheiro da melhor maneira.

Desse modo, traçar o perfil do poupador ou investidor pode ajudar a administrar os recursos de forma racional, pensando em estratégias para aumentar o patrimônio.

A gestão do dinheiro nem sempre é simples ou fácil de compreender. Principalmente quando se trata de investir para obter retorno futuro.

Então, vamos ver juntos a melhor forma de investir ou economizar de acordo com os perfis psicológicos mais comuns. Tente se reconhecer em um deles e use as indicações para estruturar sua estratégia.

Assim, você saberá como investir seu dinheiro tem relação direta com sua personalidade.

O lado “ruim” do dinheiro

O dinheiro pode ser uma ótima maneira de obter conforto e bem-estar. No entanto, não é difícil cair na armadilha emocional do excesso de confiança em sua disponibilidade. Sua falta, a tendência ao acúmulo, a busca obsessiva por mais dinheiro por meio de dívidas ou do trabalho excessivo podem causar graves patologias psicossomáticas.

Então, o hábito de saber como investir seu dinheiro tem, definitivamente, muito a ver com o modo em que você pensa ou se comporta.

A forma como se aborda a gestão do dinheiro, poupanças, despesas e investimentos é crucial. Afeta a qualidade da relação que temos com o dinheiro. O acesso aos recursos, a gestão de suas limitações, a avaliação serena de nosso padrão de vida são muitas vezes determinados pela maneira como nos relacionamos com a vida cotidiana.

Dessa forma, encontrar um modelo no qual identificar e seguir estratégias de gestão lucrativa pode ser um excelente ponto de partida para uma relação saudável com o seu dinheiro.

Como investir o seu dinheiro com serenidade compensa?

Olivia Mellan, psicóloga e consultora especializada em resolução de conflitos relacionados ao dinheiro, diz que existem cinco personalidades principais relacionadas ao tipo de relacionamento que se tem com o dinheiro. Identificar-se em qualquer um desses perfis permite que você entenda como aliviar as tensões relacionadas ao gerenciamento de seu dinheiro e melhorar seu desempenho.

A seguir, vamos discutir como cada uma destas personalidades atua na hora de investir seu dinheiro.

Acumulador (Amasser)

Quem tem essa personalidade sente gratificação pelo acúmulo de grandes quantias de dinheiro que podem ser administradas de uma forma sempre diferente. É uma pessoa que precisa de recursos para destinar às despesas, às economias, mas acima de tudo se pergunta como investir para obter o máximo retorno.

Ele prefere administrar seu capital sozinho e entender perfeitamente quais são as melhores estratégias de investimento. É uma personalidade apaixonada pelo estudo do mercado e pela dinâmica complexa que está na base dos investimentos. Mas você pode encontrar alívio recorrendo a um consultor financeiro de confiança.

Separado (Avoider)

O indiferente, ou procrastinador, é um perfil pessoal que se encaixa bem em quem busca adiar a relação com o dinheiro. Eles tendem a pagar suas dívidas, como parcelas ou contas, com atraso. Tem dificuldade em administrar o orçamento de forma objetiva. É por isso que ele nem sempre tem consciência de quanto realmente gasta.

Esta personalidade inclui todas as pessoas que, apesar de terem oportunidade, não fazem investimentos nem destinam a poupança para a melhor qualidade de vida futura.

Saver (Hoarder)

Este é um perfil muito mais comum do que você pensa, mesmo em nossos dias onde o consumismo parece prevalecer. São aquelas pessoas que perseguem seus objetivos financeiros e de poupança à custa de suas próprias despesas, muitas vezes consideradas luxos inúteis ou evitáveis. Eles são a versão moderna de quem escondeu dinheiro debaixo do colchão.

Agora, esse tipo de pessoa depende de planos de poupança que podem garantir um padrão de vida adequado na idade da aposentadoria. Eles geralmente não têm problemas em abrir mão de dinheiro no momento presente.

Mônaco (monge do dinheiro)

O monge é aquele indivíduo que considera o dinheiro uma coisa suja e tem má consideração para com aqueles que tendem a acumulá-lo para possuí-lo cada vez mais. A ponto de se sentir culpado ou ansioso quando passa a ter muito, por causa do aumento de salário ou porque recebe uma herança. Esse tipo de pessoa evita especular.

Então, se ele decide participar de um fundo de investimentos, certamente não pergunta como investir em bitcoin, mas prefere fundos administrados de forma ética e responsável .

Econômico

Elas são chamadas de formigas e sua atitude é justamente fazer crescer suas economias. Uma conta bancária é a melhor maneira para essas pessoas garantirem seu futuro livre de preocupações. Ou seja, os econômicos conseguem saber como investir seu dinheiro de forma consistente. 

Hedonista

Estranhos podem ser encontrados nas proximidades. Simplesmente não se perguntam em quais estratégias investir, não economizam e consequentemente não investem. Não são poucos, pois representam 38% da amostra.

No caso, estes têm muitas dificuldades de entender como investir seu dinheiro pode trazer resultados frutíferos no futuro.

Prudente (sabem como investir seu dinheiro)

O prudente se pergunta como investir o seu dinheiro para poder contar com uma rentabilidade futura também baixa, mas que garanta serenidade para a família. São jovens, mas que têm família e entendem a importância de economizar hoje para garantir uma velhice tranquila e um futuro estável para seus filhos.

Como investir seu dinheiro pode ser definido pela sua personalidade? 

Tendo como base as ideias psicológicas abordados a respeito das “personalidades financeiras”, certamente você se identifica com alguma delas. O mais importante é que, independente da sua personalidade, siga alguns padrões básicos sobre as finanças. Isto é, ter seu fundo de emergência, busca por investimento e rendimento do seu dinheiro. 

Claro, tudo isso depende diretamente da sua renda e dos objetivos e metas. Naturalmente, a escolha por um desses métodos se fará necessário ao longo da sua vida, afinal, o dinheiro comanda nossa sequência social. 

Escolher como investir não é a parte mais difícil. Ainda assim, estudos constantes em relação ao estilo e método de investimento é fundamental para quem busca enriquecimento ou apenas ter uma vida financeira estável, tendo suas necessidades cobertas e ter reservas para possíveis emergências que sabemos que em algum momento, cedo ou tarde, acontecem. 

Em conclusão, discutimos como investir seu dinheiro tem a ver com a sua personalidade qual a influencia desta nos seus investimentos.

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
como ter educação financeira

Como ter educação financeira?

ações de bancos

Ações de bancos: conheça as principais!