in

Como ter educação financeira?

como ter educação financeira

Educação financeira? Como conseguir isso? A educação financeira é uma mistura de conhecimento financeiro e experiência adquirida. É claro que passa pela ampliação de sua cultura financeira à qual podemos agregar treinamento que lhe permita refinar o domínio de uma área.

Em outras palavras, continue lendo, documentando, educando-se para aprimorar seu investimento ou habilidades de investimento.

Além disso, não hesite em seguir cursos de treinamento na alavanca de riqueza na qual você está concentrando seus esforços. Lembre-se que o treinamento também é uma forma de investimento: investir em si mesmo!

Mas, como diferenciar as fontes boas das ruins? Na verdade, chegando à fase de educação financeira, será muito mais fácil do que você imagina! Se você pesquisar bem, encontrará facilmente sites que fornecem lições reais de educação financeira. 

A maioria dos artigos são elaborados para fornecer “tutoriais” para aqueles que ainda estão no nível de duplicação, mas complementados com um conjunto de explicações e definições que permitem criar uma cultura financeira.

Finalmente, muitas vezes há uma parte de reflexão em que conceitos mais precisos são abordados, com o objetivo de permitir que você refine sua educação financeira.

Em termos de livros e manual de educação financeira , o paradoxo é que, uma vez chegado a este ponto você vai reconhecer facilmente os autores que valem a pena.

No entanto, ao longo deste artigo inclui informações de “referência”, dependendo do estágio de seu próprio desenvolvimento em educação financeira. Mas, isso é do meu próprio ponto de vista, então não tome isso como algo “definitivo”.

Mesmo que uma boa educação financeira já te permita obter resultados acima de 90% da população, ainda é possível se aprimorar para se tornar financeiramente livre, mas também em termos de conhecimento. Para isso, você precisa desenvolver sua inteligência financeira.

Inteligência financeira e pensamento crítico

Além da educação financeira, surge o que chamo de inteligência financeira. Aqui, não é mais o simples entendimento dos mecanismos financeiros que predomina, mas o uso deles.

Em outras palavras, ao refinar o conhecimento de como ganhar dinheiro, você desenvolve suas próprias estratégias de financiamentos ou investimentos.

Com efeito, com o aumento de competências, irá desenvolver, em paralelo, a construção de uma mente crítica face ao que irá ler ou ver. Mas, desenvolver uma mente crítica não significa recusar constantemente tudo o que é anunciado para você.

Mente crítica é a habilidade de examinar conscientemente dados para estabelecer sua validade. Ou seja, é um questionamento racional a respeito do conhecimento por meio de nossa própria grade de leitura, a fim de estabelecer o grau de relevância da informação.

Da mesma forma, a inteligência financeira, por meio do desenvolvimento de uma mente crítica, pode permitir que você tome efetivamente suas próprias decisões e desenvolva suas estratégias.

Sem dúvida, essa inteligência financeira não aparecerá de repente, mas, se você desenvolveu sua cultura e sua educação financeira, aos poucos vai sentindo seu crescimento.

Talvez, você o veja aparecer modificando ou aprimorando métodos que até tempos atrás você simplesmente estava duplicando. Ou será refinando uma estratégia desenvolvida por outra pessoa para adaptá-la ao seu caso?

Finalmente, você chegará a um estágio financeiro ou estratégico e a tomada de decisões será verdadeiramente pessoal depois de cruzar informações de diferentes fontes com seu próprio conhecimento.

Quer você queira se tornar financeiramente livre, ganhar uma alta renda ou ganhar muito mais dinheiro, a inteligência financeira é a habilidade que você precisa para desenvolver a todo custo. Este também é um dos principais elementos que cria a diferença entre ricos e pobres . É ainda mais importante do que as técnicas para aumentar sua receita ou investir na bolsa de valores.

Assim, a sua educação financeira que lhe permitirá, a partir daí, compreender como ganhamos dinheiro. E esse conhecimento, ao contrário do próprio dinheiro, você não pode perder.

Um pequeno manual de educação financeira

Em seu projeto de educação financeira, você deve, portanto, buscar inteligência financeira. A boa notícia é que, se você está lendo isso … você está no caminho certo! Aliás, o simples fato de tentar entender o que é educação financeira e  ler artigos tão extensos sobre o assunto já é um fator que mostra seu interesse pelo assunto!

Mas talvez você queira dar um passo adiante e aprimorar suas habilidades? Portanto, aqui está uma série de etapas que você pode seguir para aumentar gradualmente seu conhecimento e, assim, desenvolver seu conhecimento sobre dinheiro em geral.

1- Avalie sua educação financeira

É importante que você avalie seu nível de educação financeira. Então, onde você pensa que está? Se você não tiver certeza, aqui está um teste rápido que o ajudará a determinar seu nível de habilidade. E se você está se perguntando por que não há respostas, bem… é para que você mesmo vá procurá-las e, portanto, comece sua educação financeira! 

2 – Desenvolva sua mente crítica

Além do simples conhecimento exigido, você também deve trabalhar para desenvolver sua inteligência financeira e, antes de tudo, cultivar uma mente crítica que será vital para seu desenvolvimento pessoal e financeiro.

Educação financeira: o futuro do seu dinheiro

A cultura financeira permitirá, assim, que você adquira gradualmente um conjunto de conhecimentos e habilidades necessários se deseja obter rendimentos elevados.

Este investimento que você vai fazer em si mesmo (porque é isso mesmo) irá gradualmente desenvolver suas habilidades de pensamento crítico, sua capacidade de analisar dados e, portanto, sua inteligência financeira.

É essa forma de educação financeira que formará a base para o estabelecimento de fluxos de dinheiro regulares e duradouros.

Então, aproveite o tempo para desenvolver este componente de habilidade, pois é uma das ferramentas essenciais para qualquer investidor, iniciante ou experiente…

Um forte abraço,

Rodrigo Colombo.

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
educação financeira

Educação financeira: por onde começar?

como investir seu dinheiro

Como investir seu dinheiro? Personalidade influencia?