in

Crowdfunding: financiamento coletivo e investimentos

crowdfunding

Quais aspectos considerar para investir da maneira certa? Desde o planejamento até o crowdfunding!

As avaliações certas para fazer um investimento informado e obter o lucro certo! Hoje em dia é possível considerar diversos aspectos desde o planejamento até o crowdfunding, ou financiamento coletivo.

Investir consiste numa atividade muito delicada que exige do investidor não improvisar, mas sim examinar cuidadosamente todos os fatores que contribuem para torná-la uma atividade o mais rentável possível, evitando que as suas poupanças, poupadas com tanto esforço e dedicação, se percam em nada.   

Muitas vezes a avaliação de um investimento está associada principalmente ao retorno, mas é preciso saber que existem outros aspectos a serem levados em consideração para se traçar um plano de investimento eficiente e alinhado ao seu perfil.

O Planejamento

Antes de definir seus objetivos (gastos e economias), você deve estar totalmente ciente de sua situação financeira.

Ou seja, o que é de fundamental importância é o cálculo e o acompanhamento constante da receita obtida em um determinado intervalo de tempo, que servirá para calcular o valor exato a reservar para seus futuros investimentos.  

Sempre invista de forma informada

Para obter um investimento de sucesso, são necessários estudos, pesquisas e informações. Só assim você pode aumentar muito suas chances de sucesso.

Por exemplo, a frequência de um curso, ministrado por profissionais ativos no setor de investimento, pode ajudá-lo a desenvolver as competências e a consciência correta da atividade de investimento.

O risco

Um dos fatores que devem ser levados em consideração na avaliação de um investimento é o risco a ele associado. Especificamente, o risco de um investimento indica a probabilidade de se obter um retorno menor do que o esperado, devido à ocorrência de eventos imprevisíveis que afetam os resultados apurados.

No entanto, deve-se lembrar que qualquer investimento envolve risco e que um alto risco corresponde, portanto, a um alto retorno.

Consequentemente, para entender o grau de risco ao qual você pode se expor, você precisará entender exatamente qual é o seu perfil de investidor, a fim de construir uma carteira com base em uma relação risco / retorno correta.

A duração do investimento

Um dos aspectos mais questionados na decisão de investir é a duração do investimento em que se fundamentam os objetivos traçados. É melhor investir no curto ou no longo prazo? Em geral, não há uma resposta única, mas estabelecer a duração certa do investimento servirá principalmente para entender por quanto tempo o capital investido ficará atrelado ao investimento e depois tê-lo novamente “livre”. 

Taxa de juros e tendências de mercado

Para avaliar o valor global de um investimento, é necessário manter sob controle a variação das taxas de juros esperadas, que são influenciadas pelas políticas dos bancos centrais dos países, por acordos políticos e pelo desempenho da economia em geral.

Perguntar periodicamente sobre a tendência política e econômica global será, portanto, muito importante, pois ajudará a aumentar seu nível de consciência e eficácia de investimento.

A importância de considerar custos fixos e custos de comissão

Na hora de decidir investir, a análise dos custos totais é de fundamental importância para evitar o risco de corroer grande parte do retorno esperado. Por este motivo, é aconselhável considerar o montante dos custos fixos e de comissão, avaliar a sua extensão e verificar primeiro o impacto no desempenho.

A segui, vamos falar um pouco sobre o que é crowdfunding.

Crowdfunding : financiamento coletivo imobiliário: quais aspectos avaliar?

Depois de ver quais são os aspectos gerais que devem ser levados em consideração antes da alocação de um empréstimo, vamos ver para entender as avaliações certas a serem feitas na hora de decidir apoiar as operações através do crowdfunding ou financiamento coletivo imobiliário. 

O crowdfunding imobiliário representa uma ferramenta válida de apoio a quem pretende fazer empréstimos e obter rendimentos interessantes, que faz uso de portais especializados e autorizados, que permitem a muitas pessoas emprestar quantias, mesmo pequenas, para contribuir para a realização de diversos empreendimentos imobiliários.

Esta forma de microcrédito vem obtendo muito sucesso ao longo do tempo, principalmente pelas taxas de juros concedidas aos credores, que são superiores às praticadas pelas instituições de crédito normais.

No entanto, mesmo o uso de crowdfunding requer algumas análises preliminares por parte dos credores que decidem participar. 

Em primeiro lugar, será necessário conhecer em profundidade a plataforma sobre a qual decide contrair os seus empréstimos, verificando a sua fiabilidade e credibilidade e verificando quais e quantas transações imobiliárias foram concluídas desde o seu início.

Posteriormente, é imprescindível avaliar o projeto imobiliário em todas as suas características mais salientes em conjunto com a empresa proponente que o propôs. Finalmente, o rendimento e a duração da operação devem ser considerados.

Definição de portfólio financeiro 

Uma carteira financeira consiste em um conjunto de produtos financeiros mantidos por um investidor ou instituição financeira.

Deste modo, os “ativos” que compõem uma carteira financeira podem ser de diferentes naturezas: títulos, títulos públicos, ações, matérias-primas, liquidez, fundos, etc.

A gestão da carteira financeira, por outro lado, refere-se às atividades estratégicas implementadas pelo investidor com o objetivo de reduzir o risco dos seus investimentos e obter o máximo retorno. 

O gerenciamento eficaz de portfólio começa com a avaliação do apetite de risco

Quando se trata de investimentos, muitos já sabem, o componente de risco é o primeiro a ser calculado e gerenciado com rigor. Na verdade, se você ainda não sabe que risco está disposto a correr, o fracasso está chegando e será difícil evitá-lo. 

Depois de estabelecer seu apetite pelo risco, você terá em mãos uma ferramenta importante que pode ajudá-lo a construir uma carteira de investimentos equilibrada.

Sendo assim, uma carteira equilibrada é uma carteira composta por vários instrumentos financeiros em que o risco total é diversificado e distribuído, em vez de se concentrar apenas em alguns em particular.

Conclusões sobre investir de forma correta, crowdfunding e financiamento coletivo

Desta maneira, se for apoiado por escolhas ponderadas e competência, o empréstimo pode realmente ser uma atividade lucrativa e útil para o seu futuro.

Porém, não é necessário ter grandes somas de dinheiro para começar a implementar os empréstimos, como vimos no caso do crowdfunding. Mesmo emprestando pequenas ações, você pode obter lucros significativos.

Por isso, as bases que você deve utilizar para tomar tais decisões são muito pessoais. Considerando as inúmeras formas oferecidas para análise de finanças pessoais, busque um profissional e estudos sobre tal tema.

Então, é isso pessoal!

Bom sábado!

Um forte abraço,

Rodrigo Colombo.

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
ações de bancos

Ações de bancos: conheça as principais!

gerenciar seu dinheiro

Gerenciar seu dinheiro: 15 dicas sobre finanças