Décima Emissão de cotas do BCFF11

Autor(a):

Neste exato momento, temos a décima emissão de cotas do BCFF11 acontecendo e os cotistas não estão muito felizes não.

Altas taxas e Preço abaixo do Valor Patrimonial

O fundo é de gestão da BTG, com administração da BTG e coordenação líder da emissão com a BTG. E mesmo assim a taxa de emissão veio próximo de 4% na Décima Emissão de cotas do BCFF11.

O fundo até enviou fatos relevantes sobre o tema, dizendo que estava alterando o preço mas piorou a situação diluindo ainda mais o valor da cota e não o valor da taxa.

As emissões atuais tem sido um problema para os investidores de longo prazo, poucos fundos conseguirão entregar valor com as emissões atuais.

Uma emissão abaixo do valor patrimonial pode diluir o retorno do fundo em alguns meses, depende até em anos.

O caso da taxa é ainda pior. Um fundo que cobra 4% de taxa e paga 7% ao ano como é o caso do BCFF11, acaba ficando com mais da metade do retorno anual somente nas taxas de emissão.

Isso é um grande problema.

Comparativo de emissões

O vídeo acima eu gravei no YouTube enquanto comentava sobre a emissão do fundo e comparei com emissões anteriores.

Por ser um fundo de fundo, o BCFF ainda consegue entregar retorno ao seu cotista mas nem sempre será assim. É preciso ter cuidado com estas emissões.

Das 4 emissões analisadas no vídeo, o fundo não emitiu acima do patrimonial em nenhuma delas e em alguns casos emitiu R$20 abaixo do patrimonial. Mesmo que uma emissão pequena, isso causa um buraco no bolso dos atuais cotistas do fundo.

O BCFF não é o único executando esse tipo de movimento, vários outros fundos tem feito a mesma bagunça no patrimonial e emitindo a qualquer jeito, trazendo mais problemas do que benefícios.

O mercado atual até aceita, grande maioria dos investidores são novos e não entendem talvez o problema que isso pode ser no futuro, mas não é mais incomum encontrar investidores mais antigos que estão discutindo com os gestores.

Só saberemos como isso se dará em alguns anos, quando os fundos precisarem emitir de verdade!

Esse é o link do vídeo acima: https://www.youtube.com/watch?v=xqqxuHNYjXE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *