Dicas financeiras para pequenas empresas

Eu quero te mandar alguns Ebooks de Graça, deixe o seu Email.

    Share on facebook
    Facebook
    Share on twitter
    Twitter
    Share on whatsapp
    WhatsApp
    Share on telegram
    Telegram
    Share on pinterest
    Pinterest

    Dicas financeiras para pequenas empresas

    Certamente, diversificar suas fontes de financiamento não apenas permitirá que seu start-up resista melhor a potenciais desacelerações, mas também aumentará suas chances de obter financiamento adequado, feito sob medida para suas necessidades específicas. Por isso, vamos discutir algumas dicas financeiras para pequenas empresas.

    Lembre-se sempre de que os banqueiros não se consideram necessariamente a única fonte de financiamento. Na verdade, os credores o verão como um empreendedor proativo se você tiver procurado ou usado uma variedade de métodos de financiamento.

    Sendo assim, no artigo de hoje vamos dar dicas financeiras para pequenas empresas que desejam um financiamento para começar seu negócio.

    Dicas financeiras para pequenas empresas: como fazer um financiamento?

    Independentemente de você escolher um empréstimo bancário, investidor anjo, subsídio governamental ou incubadora de empresas, cada uma dessas fontes de financiamento tem prós e contras específicos, bem como critérios para avaliar seu negócio.

    Além disso, aqui está uma visão geral de seis fontes típicas de financiamento para start-ups:

    1. Investimento pessoal

    Ao iniciar um negócio, você deve ser o principal investidor – seja investindo seu próprio dinheiro ou dando uma propriedade como garantia. Assim, você prova aos investidores e banqueiros que está comprometido com seu projeto de longo prazo e que está pronto para assumir riscos.

    1. Dinheiro de parentes

    Este é o dinheiro emprestado pelo cônjuge, pais, outros membros da família ou amigos. Investidores e banqueiros consideram esse financiamento como o capital paciente, ou seja, dinheiro que será pago posteriormente, à medida que os lucros do seu negócio aumentarem.

    Se você está pensando em pedir dinheiro emprestado a seus entes queridos, lembre-se do seguinte:

    • A família e os amigos raramente podem fornecer muito dinheiro.
    • Eles podem querer ter uma participação em seu negócio.
    • Uma relação comercial com parentes ou amigos nunca deve ser tomada de ânimo leve.
    1. Capital de risco

    Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o capital de risco não se destina a todos os empresários. Na verdade, os capitalistas de risco procuram investir em empresas de alta tecnologia e empresas de alto potencial em setores como tecnologia da informação, comunicações e biotecnologia.

    Esses investidores também apostam nas empresas que financiam para ajudá-los a realizar um projeto promissor, mas de maior risco. Isso significa que o empresário deve transferir parte de seu negócio para terceiros.

    Em suma, os capitalistas de risco também querem um bom retorno sobre o investimento, o que geralmente ocorre quando a empresa começa a vender ações ao público. Procure investidores que tenham experiência relevante e cujos conhecimentos sejam úteis ao seu negócio.

    1. Investidores anjo

    Os anjos (anjos)  são geralmente pessoas que possuem boa base financeira ou executivos aposentados que investem diretamente em PMEs pertencentes a terceiros.

    Por isso, em muitas ocasiões, são líderes em seu campo. Proporcionam à empresa o benefício da sua experiência e da sua rede de relacionamentos, bem como dos seus conhecimentos técnicos e know-how de gestão.

    Assim, os investidores anjos tendem a financiar empresas nos estágios iniciais de desenvolvimento e o valor investido varia. Os capitalistas de risco preferem investir grandes quantias, da ordem de um milhão de dólares.

    Em consideração ao risco que correm ao investir seu dinheiro, os investidores anjos se reservam o direito de supervisionar a gestão do negócio. Isso geralmente significa que eles têm assento no conselho e exigem garantia de transparência.

    1. Incubadoras de empresas

    As incubadoras de empresas geralmente visam as start-ups de alta tecnologia em vários estágios de desenvolvimento. Existem também incubadoras de desenvolvimento econômico local, que têm como foco a geração de empregos, a revitalização, a prestação e o compartilhamento de serviços.

    As incubadoras frequentemente convidam empresas novas ou emergentes a compartilhar suas instalações e seus recursos administrativos, logísticos e técnicos.

    Por exemplo, uma incubadora pode colocar seus laboratórios à disposição de uma nova empresa para que ela possa desenvolver e testar seus produtos a um custo menor antes de iniciar a produção.

    Sendo assim, uma empresa geralmente fica em uma incubadora por dois anos. Quando seu produto está pronto, ela normalmente sai da incubadora para iniciar a produção industrial e ficar por conta própria.

    Atualmente, as empresas incubadoras geralmente pertencem a setores de ponta, como biotecnologia, tecnologia da informação, multimídia ou tecnologia industrial.

    1. Empréstimos bancários

    Os empréstimos bancários são a principal forma de financiamento das PME. Os bancos oferecem diversos benefícios, como atendimento personalizado ou prazos flexíveis de reembolso. Compare para encontrar o banco que pode atender às suas necessidades específicas.

    Os bancos normalmente buscam empresas com histórico comprovado de crédito excelente. Uma boa ideia não é suficiente. Deve ser baseado em um plano de negócios eficaz. Além disso, os empréstimos para a abertura de empresas normalmente exigem que os empresários forneçam garantias pessoais.

    Use o planejamento financeiro para proteger sua empresa

    A solução é reservar tempo para traçar um plano financeiro para os próximos investimentos, de preferência no início do ano.

    Por isso, comece determinando o financiamento necessário com base em seus planos gerais de crescimento.

    Em seguida, reúna-se sem demora com seus parceiros financeiros para apresentar seus planos e informá-los de suas necessidades para o próximo ano. Agora é a hora de obter uma linha de crédito para seus investimentos futuros, que você pode usar quando necessário e converter em um empréstimo de longo prazo no final do ano.

    Como as dicas financeiras para pequenas empresas ajudam a planejar seu orçamento?

    Planeje para obter seu financiamento

    A ideia é planejar seu financiamento para obter as melhores condições de empréstimo possíveis. Você pode até aprender com o exercício que ter o apoio de mais de um parceiro financeiro lhe dará mais flexibilidade.

    Você nunca deve financiar grandes projetos de expansão com seu fluxo de caixa, mesmo se achar que tem muito dinheiro no bolso no momento.

    1. Converse com seus fornecedores

    Peça aos fornecedores que financiem sua compra. Muitos fornecedores oferecem empréstimos para vender seus produtos – uma situação mutuamente benéfica para o fornecedor e o cliente.

    Caso, se você for um fornecedor, considere oferecer financiamento aos seus clientes. Você terá uma nova fonte de receita e aumentará suas vendas.

    1. Reduza as condições de pagamento

    Todos os empresários sabem que a produtividade é importante. Mas quantos estão interessados ​​na produtividade de seu fluxo de caixa? Afinal, acelerar a entrada de recursos é uma vantagem competitiva importante.

    Por exemplo, você pode oferecer aos seus clientes termos criativos , como um desconto de 2% para quem paga em menos de 10 dias. Pode ser caro, mas obter os fundos com mais rapidez proporciona tranquilidade e menos uso de sua linha de crédito.

    Share on facebook
    Facebook
    Share on twitter
    Twitter
    Share on whatsapp
    WhatsApp
    Share on telegram
    Telegram
    Share on pinterest
    Pinterest

    Últimos artigos

    Investimentos Internacionais

    ETF QQQ Vale a Pena investir?

    O ETF QQQ é um dos maiores, mais líquidos e mais sólidos ETFs americanos que existem na atualidade. O ETF replica o índice NASDAQ-100 Index,

    Artigos Passados

    Que tal dar um gás no seu Aprendizado?

    Faça algum dos nossos cursos e aprenda mais rápido e melhor!