in

Ebooks como fazer e ganhar renda extra?

Atualmente, os Ebooks são um dos produtos digitais mais difundidos na Internet.

Hoje em dia, os Ebooks são infoprodutos de grande capacidade de alcance, contudo, muitas pessoas não sabem como fazer ebooks de qualidade.

Por isso, resolvi escrever este artigo para trazer alguns passos iniciais para o desenvolvimento de um ebook que pode funcionar como uma fonte de renda extra.

O que é Ebook?

Ebook é um infoproduto na forma de um livro digital, ou seja, um produto que possui todas as características de um livro comum, mas em formato eletrônico.

Certamente, os ebooks se destacam por sua capacidade de leitura em vários tipos de dispositivos eletrônicos como celulares, tablets, IPad e notebooks.

Além disso, os ebooks têm vantagens em comparação aos livros físicos como não ocupar espaço físico nem apresentarem um peso adicional.

Portanto, este tipo de infoproduto tem ganhado cada vez mais destaque como ferramenta digital de aprendizado e acesso às informações de forma facilitada.

Aliás, você pode ganhar dinheiro e fazer renda extra através da escrita de vários modos diferentes!

Sendo assim, vamos dar algumas dicas para ensinar como fazer um ebook de qualidade.

Como fazer ebooks de qualidade?

1) Como fazer a escolha adequada do tema dos seus ebooks?

Em primeiro lugar, um dos passos mais importantes para que o seu ebook tenha sucesso e seja vendável é a escolha de um assunto relevante.

Mas, como fazer isso?

Simplesmente através de uma análise de que tipo de informação as pessoas estão procurando na internet.

Além disso, é importante fazer uma pesquisa dos produtos concorrentes nas plataformas digitais como o Hotmart (Figura 1).

ebooks como fazer
Figura 1: Site da plataforma hotmart.

Sendo assim, você já terá um direcionamento sobre o tema a ser escolhido e, consequentemente, terá grandes chances de acertar na forma de como fazer um ebook.

2) Escolha o seu público alvo

Em segundo lugar, você deve escolher o seu público alvo para que a linguagem e o tipo de informação sejam adequados as pessoas que você quer vender o ebook.

Então, se você deseja vender o ebook para leigos num determinado assunto deverá uma linguagem simples sem termos técnicos.

Por exemplo, um livro de receitas tem que ter uma linguagem simples para que seja vendável para um grande grupo de pessoas.

Contudo, ao escrever um ebook para um público alvo mais específico, deverá usar uma linguagem mais formal contendo termos mais específicos daquela área.

Só para ilustrar, se eu escrevo um ebook voltado para a área da engenharia, ele deve ter termos mais usados dentro dessa área.

3) Estude sobre o tema escolhido

Em terceiro lugar, é importante ter um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto que você vai escrever a respeito.

Normalmente, escolher temas que já estão dentro da sua área de atuação é muito mais fácil do que falar sobre assuntos mais difíceis ou complexos.

Por exemplo, eu escrevi um ebook sobre precificação de fundos imobiliários, mas teria muita dificuldade em escrever sobre cardiologia.

ebooks como fazer
Figura 2: Capa de Ebook sobre Fundos Imobiliários

Isso mostra que você deve sempre buscar tema que você tenha uma certa facilidade para lidar.

Contudo, nada impede que você escreva sobre outros assuntos, pois a internet é repleta de fontes de informações confiáveis.

Uma outra ótima dica é consultar referências confiáveis e adaptar as informações principais sobre aquele assunto.

4) Organize as ideias de uma forma lógica

Em quarto lugar, após selecionar o tema e pesquisar bastante sobre o assunto, é fundamental criar um plano em que você organize e estruture suas ideias.

Normalmente, você sempre deve pensar como se fosse o leitor daquele material.

Ou seja, é recomendado que a organização do texto seja coerente com a forma que o assunto seria tratado normalmente.

Por exemplo, não faz sentido eu escrever sobre os proventos pagos pelos fundos imobiliários sem explicar anteriormente de onde vem o fluxo de caixa dos FIIs.

Sendo assim, monte uma ordem estrutural de itens num rascunho e pense nos subitens que poderiam ser discutidos.

Viu como fazer um ebook não é algo tão difícil?

5) Escolha um editor de texto adequado

Em seguida, pense num editor de texto que pode facilitar o seu trabalho de redação do ebook.

Você prefere usar um editor de texto padrão ou algum editor de texto mais específico?

Independentemente disso, os editores de texto têm ferramentas que podem auxiliar na redação de um Ebook com menor possibilidade de erros.

Por exemplo, os editores de texto padrão têm recursos de grifar palavras erradas, o que facilita bastante as revisões do texto do Ebook.

Recursos como contadores de palavras e páginas são ferramentas importantes, principalmente quando você está escrevendo um livro digital sob demanda.

Outro ponto que você precisa analisar é se o editor de texto permite também que as imagens sejam facilmente inseridas e editadas.

Por isso, normalmente um editor de imagens simples também deve ser usado para redimensionar as imagens que serão usadas.

6) Use a sua criatividade

O processo de criação de Ebooks envolve a criatividade, pois os Ebooks são elementos bastante visuais.

Então, ter uma liberdade criativa é fundamental para que o seu livro eletrônico tenha uma boa aparência associada a um conteúdo de qualidade.

Em resumo, você deve caprichar bastante na diagramação do produto, ou seja, na disposição das imagens e na sua adequação ao texto escrito.

Desse modo, você conseguirá prender a atenção do leitor e divulgar de forma eficiente o seu trabalho.

Além disso, lembre-se de que a escrita deverá ser original e as fontes usadas na composição daquele texto devem ser sempre citadas.

7) Revise seu Ebook várias vezes

Agora que você já aprendeu como fazer um ebook e já colocou tudo o que expliquei em prática, é importante fazer a revisão de todo o conteúdo escrito.

Faça várias revisões em horários e dias diferentes e, se possível, peça para alguém de confiança revisar tudo por várias vezes.

Assim, a chance de erros aparecerem na versão final é muito pequena.

Agora que já aprendi como fazer um Ebook, como posso vendê-lo?

Caso você tenha essa dúvida, existem algumas formas para vender seu produto.

A primeira forma é através da ancoragem nas plataformas digitais como o Hotmart em que o produto fica disponível, inclusive para pessoas que queiram se afiliar.

Ou seja, o hotmart pode auxiliar as vendas pela sua rede de afiliados.

Contudo, para que esse sistema dê certo, é importante que você crie campanhas de divulgação em suas redes sociais ou redes de publicidades pagas em redes sociais.

Então, seu produto terá o alcance desejado e, consequentemente, mais vendas para gerar uma renda extra.

What do you think?

Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
fiis e covid-19

Como a COVID-19 vai afetar os FIIs no longo prazo?

empresas de energia da bolsa

Empresas de energia da bolsa, quais as principais?