in

Empresas de energia da bolsa, quais as principais?

As empresas do setor de energia elétrica são bastante perenes e, portanto, são interessantes para investir.

empresas de energia da bolsa

O setor elétrico é considerado um dos setores mais coesos da bolsa de valores e, atualmente, existem várias empresas de energia da bolsa de valores em que se pode investir.

Todavia, muitos investidores têm dificuldades em entender em quais segmentos cada empresa do setor elétrico pode atuar.

Consequentemente, esses investidores não conseguem entender o funcionamento do modelo de negócios de cada uma das empresas.

Sendo assim, resolvi escrever este artigo para falar um pouco sobre quais são as principais empresas do setor elétrico da bolsa.

Além disso, vou discutir quais os possíveis setores de atuação de cada empresa dentro do segmento de energia elétrica.

Quais os segmentos as empresas de energia elétrica podem atuar?

Em linhas gerais, as empresas do setor de energia elétrica da bolsa de valores podem atuar em um ou mais setores listados a seguir:

  • Geração de energia elétrica;
  • Transmissão de energia elétrica;
  • Distribuição de energia elétrica;

Em resumo, as empresas de geração de energia usam a transmissão para vender energia para as empresas de distribuição de energia elétrica.

No final do processo, as empresas distribuidoras vendem a energia elétrica aos consumidores finais.

Cabe ressaltar a atuação de algumas empresas mais específicas como a WEG nos três setores citados acima.

Geração de energia elétrica

O setor de geração de energia elétrica é a ponta da cadeia responsável pela produção de energia através do uso de indústrias hidroelétricas, termoelétricas, eólicas, nucleares e solares.

As empresas do setor de geração de energia elétrica são consideradas as empresas de maior potencial competitivo.

Ou seja, as empresas de geração de energia elétrica tendem a buscar novas oportunidades de expandir sua cadeia de produção de energia.

Normalmente, os contratos de concessão são bastante longos e o lucro da empresa está diretamente relacionado ao consumo de energia elétrica.

Os contratos de concessão das empresas de geração de energia elétrica podem ser vinculados aos estados ou diretamente com as empresas que fazem a distribuição energética.

Há alguns anos, as empresas geradoras de energia elétrica por hidroelétrica têm sofrido para atender as demandas de concessão. Portanto, estas empresas começaram a buscar novas fontes de geração por “outras energias limpas”.

A principal empresa geradora de energia elétrica é a Engie Brasil, uma das maiores empresas privadas do segmento.

A Engie Brasil conta com investimentos massivos na construção de parques geradores de energia sustentável no nosso país.

A previsão é que a Engie Brasil expanda sua capacidade produtiva no curto prazo, a fim de atender projetos previamente acordados.

Além disso, outras empresas do segmento também estão listadas na bolsa como a Companhia Energética de São Paulo (CESP) e a Eneva.

Atualmente, algumas das empresas do setor de geração de energia têm expandido suas atividades para atuar de forma sincronizada com o setor de transmissão e distribuição de energia.

Transmissão de energia elétrica

As empresas de transmissão de energia elétrica atuam fazendo a transferência da energia da central de geração até a distribuidora.

Em linhas gerais, a transmissão de energia é feita pela construção de torres de transmissão e postes para que a energia elétrica possa ser conduzida.

As empresas de transmissão de energia são mais seguras do que as empresas de geração de energia.

Estas empresas têm contratos de condução da energia que são independentes do processo de geração ou da demanda energética.

Em outras palavras, mesmo que o cenário econômico mude, a energia vai continuar sendo transmitida até as centrais de distribuição.

Além disso, os custos de manutenção das redes de transmissão é bastante reduzido.

Assim como os contratos das geradoras de energia, os contratos de transmissão são longos e a inflação é usada como principal índice de reajuste.

As principais empresas de energia da bolsa de valores que atuam nesse segmento são: a transmissão paulista (ISA CTEEP) e a Taesa (TAEE).

Distribuição de energia elétrica

O setor de distribuição tem a sua atuação baseada no atendimento direto aos clientes. Ou seja, este segmento vende a energia aos consumidores.

Portanto, o segmento de distribuição de energia elétrica tende a ser mais atingido durante as crises econômicas e as empresas têm maiores chances de tomarem “calote”.

Em resumo, quanto maior a quantidade de energia distribuída maiores serão os lucros. Caso a empresa distribua menos, terá que pagar suas despesas com um lucro significativamente menor.

Outra característica particular desse segmento é a alta regulação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que define metas de custos e investimentos.

Em contrapartida, a ANEEL é responsável por auxiliar as distribuidoras estatais em caso de crise econômica com subsídios.

As empresas mais conhecidas desse segmento são a Equatorial Energia (EQTL) e a ENGI Energisa (ENGI).

Meu racional sobre as empresas de energia da bolsa…

Em comparação a outros segmentos de empresas listadas na bolsa, o setor elétrico é um setor bastante perene ao longo dos anos.

Contudo, entender as particularidades e o modelo de negócio de cada segmento (geração, transmissão e distribuição) é fundamental para saber em quais empresas o investidor se sente mais confortável para investir.

Não é segredo para ninguém que eu invisto na Engie (EGIE3) e que considero uma das melhores empresas do setor elétrico na bolsa de valores.

Além disso, a empresa Equatorial Energia (EQTL) foi uma das primeiras empresas de energia da bolsa de valores que me tornei sócio.

Portanto, considero as empresas citadas no texto, além da empresa Energias do Brasil, as mais conhecidas desse segmento.

Cabe ao investidor definir em qual ramo da cadeia ele deseja investir.

E você, investe nas empresas do setor elétrico?

Qual das empresas você tem em carteira?

Até a próxima,

Rodrigo Colombo.

 

 

What do you think?

Comments

Leave a Reply

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Ebooks como fazer e ganhar renda extra?

abev3 cotação

ABEV3 cotação atual de mercado é justa?