Formador de Mercado ou Market Makers

Eu quero te mandar alguns Ebooks de Graça, deixe o seu Email.

    Share on facebook
    Facebook
    Share on twitter
    Twitter
    Share on whatsapp
    WhatsApp
    Share on telegram
    Telegram
    Share on pinterest
    Pinterest

    Olha eu aqui novamente, desde o dia 07 de janeiro de 2020 eu recebi umas 10 mensagens sobre o Fato Relevante que saiu no HSML11 sobre o rompimento do contrato com a XP Corretora para formador de mercado.

    formador de mercado

    A imagem acima é sobre o fato relevante que falei antes.

    Agora vamos lá, irei usar o exemplo do HSML mas na verdade eu quero mesmo é explicar sobre o caso, sobre algo que está na penúltima linha deste fato relevante.

    A rescisão com a XP Corretora foi sobre o serviço de Formador de Mercado e não sobre serviço de venda de cotas ou sei lá o que estavam pensando que fosse.

    O que é um Formador de Mercado ou Market Maker?

    Primeiro de tudo, os dois nomes são a mesma coisa porém em línguas diferentes, alguns economistas gostam de usam Market Maker para dizer que sabem falar inglês ou para dificultar com termos bonitos.

    O formador de mercado é uma pessoa jurídica, devidamente cadastrada na B3, que se compromete a manter ofertas de compra e venda de forma regular e contínua durante a sessão de negociação, fomentando a liquidez dos valores mobiliários, facilitando os negócios e mitigando movimentos artificiais nos preços dos produtos.

    Explicação da B3 sobre Formador de Mercado

    Em resumo e traduzido para o Português

    O formador de mercado ajuda o fundo no início da sua vida na bolsa, para que não assuste os investidores não tendo liquidez, entra em jogo o formador de mercado que presta serviço para o fundo comprando e vendendo durante o dia dando oportunidade aos investidores que precisam movimentar durante o dia.

    Os formadores de mercado devem atuar diariamente respeitando os parâmetros de atuação. No entanto, caso o mercado apresente comportamento atípico, com oscilações fora dos padrões regulares, o formador de mercado poderá ter, com consenso da B3, seus parâmetros alterados ou ser liberado de suas obrigações durante a sessão de negociação.

    Quando o fundo atinge uma quantidade maior de negociações sem que seja mais necessário o Formador de Mercado, então a empresa que presta serviço é liberada das suas funções.

    Este foi o caso que aconteceu com HSML11, a XP Corretora realizava o serviço de Formador enquanto fundo ainda era novo, agora que o fundo já tem uma certa liquidez sem o formador, devido a quantidade de cotistas o formador pode sair de cena.

    Isso não é ruim pra ninguém a não ser pra XP, mas o fundo não perde nada com isso, na verdade mostra que o fundo cresceu e está caminhando sozinho.

    E ai, conseguiu entender?

    Até o próximo,

    Rodrigo Colombo.

    Share on facebook
    Facebook
    Share on twitter
    Twitter
    Share on whatsapp
    WhatsApp
    Share on telegram
    Telegram
    Share on pinterest
    Pinterest

    Últimos artigos

    Artigos Passados

    Que tal dar um gás no seu Aprendizado?

    Faça algum dos nossos cursos e aprenda mais rápido e melhor!