Fundo de Emergência: Como investir esse Dinheiro?

Eu quero te mandar alguns Ebooks de Graça, deixe o seu Email.

    Share on facebook
    Facebook
    Share on twitter
    Twitter
    Share on whatsapp
    WhatsApp
    Share on telegram
    Telegram
    Share on pinterest
    Pinterest

    O fundo de emergência é aquele dinheiro que deve ser colocado escondido no colchão ou naquele canto da casa que somente você conhece, ele deve estar ao seu alcance caso o pior aconteça.

    A única coisa que um fundo de emergência deve ter é liquidez, ou seja, facilidade no acesso e no saque desse dinheiro. Precisou? Você consegue pegar a qualquer momento.

    O fundo de emergência pode ser conhecido também como reserva de emergência, os dois nomes fazem jus ao mesmo dinheiro e a mesma característica e configuração.

    Acredito que se você conhecer os motivos para se ter um fundo como esse, fique mais fácil o local que ele deve ficar.

    Porque ter um fundo de emergência?

    A reserva de emergência é indicada pra todo investidor de longo prazo e investidor de renda variável. Uma das características desse investidor é exatamente não conhecer o seu futuro, não saber como estará a sua carteira no dia de amanhã.

    Como esse investidor não sabe do amanhã, ele precisa organizar uma parte do seu patrimônio para ficar intacto e com liquidez.

    É indicado então a criação desse fundo.

    Vamos ao exemplo:

    Imagina que o investidor que comprou LREN3 no dia 23 de janeiro e colocou todo o seu capital nisso, viu o seu patrimônio diluir 50% até o dia 23 de março de 2020. Como esse cara não tinha noção do que estava prestes acontecer, ele simplesmente comprou a ação e esperou valorização, que obviamente não veio.

    No dia 23 de Março ele tem um problema de saúde e precisa de um dinheiro alto, como ele não tem uma reserva para emergências, ele decide vender as suas ações e arca com todo o prejuízo. Ele deixa de comprar mais ou deixa de recuperar o dinheiro por falta de sorte e a necessidade de usar o dinheiro naquele exato momento.

    Agora…

    E se ele tivesse um valor X guardado na poupança de um banco qualquer. Um dinheiro que ele pudesse sacar e resolver a sua vida naquele momento inesperado? É exatamente pra isso que funciona uma reserva de emergência!

    Esse investidor não precisaria vender nada e ainda poderia lucrar com isso, poderia olhar para os fundamentos do negócio e aproveitar a queda, bastava ter um dinheiro paradinho ali.

    A reserva deve ser colocada em qual investimento?

    A primeira coisa a lembrar: fundo de emergência não é investimento, é basicamente um seguro.

    O foco desse fundo não deve ser a rentabilidade, deve ser apenas utilizar esse dinheiro no caso de tudo acontecer de errado e para que você não precise vender nada do que tem na renda variável.

    Eu, Rodrigo Colombo, atualmente tenho aproximados 1% do meu patrimônio em um CDB do banco Itaú, esse CDB me garante saque a qualquer hora e em qualquer caixa eletrônico que eu quiser.

    A quantidade de dinheiro que você precisa guardar é bem pessoal, mas se você tem investimento em renda variável você precisa ter um fundo desse.

    Você pode deixar na poupança, em um CDB com liquidez diária ou qualquer outro investimento que te dê liquidez. Eu tenho sempre um teste para saber se o investimento passa no teste da reserva.

    Se você precisar sacar esse dinheiro 3 horas da manhã de um sábado, você consegue?

    Se a resposta for sim, esse investimento serve para Reserva de Emergência.

    Coloque esse dinheiro lá e esqueça, seja 3 meses do seu salário ou 12 meses, a escolha é sua e bem pessoal, o que não pode é você dizer que não precisa por qualquer motivo, acredite: uma hora você vai precisar!

    Share on facebook
    Facebook
    Share on twitter
    Twitter
    Share on whatsapp
    WhatsApp
    Share on telegram
    Telegram
    Share on pinterest
    Pinterest

    Últimos artigos

    Investimentos Internacionais

    ETF QQQ Vale a Pena investir?

    O ETF QQQ é um dos maiores, mais líquidos e mais sólidos ETFs americanos que existem na atualidade. O ETF replica o índice NASDAQ-100 Index,

    Artigos Passados

    Que tal dar um gás no seu Aprendizado?

    Faça algum dos nossos cursos e aprenda mais rápido e melhor!