HSML11 – Um fundo imobiliário de Shopping muito Promissor

Autor(a):

Você já deve ter ouvido falar sobre o HSML11, um dos mais novos fundos imobiliários de Shoppings Centers da nossa B3 e que tem feito sucesso no mercado.

Gerido pela HSI, que no mercado convencional de FIIs ainda era desconhecida mas tem uma caminhada que vem já desde 2006.

A HSI é uma gestora de recursos independente com foco em investimentos nos segmentos imobiliário e de crédito estruturado. No imobiliário, fazemos a gestão de um extenso portfólio de ativos no território brasileiro. Ao longo da nossa história, que tem início em 2006, investimos mais de R$ 10 bilhões de capital dos nossos investidores. Em 2016 fomos classificados pela Private Equity Real Estate (PERE) como a 35ª maior gestora do mundo em investimentos imobiliários com capital privado, e a maior da América Latina.

Quando iniciou na B3, em julho de 2019 eu confesso que fiquei com pé atrás, ficava pensando até onde esta nova gestão estava preparada para chegar nesta nova empreitada.

Quando visitamos o site deles, conseguimos ver que existe uma experiência absurda dos seus serviços, gerindo fundos privados e negócios por todo o país, era possível que se tudo desse certo a gestão conseguiria um bom trabalho no fundo.

hemisfério sul investimentos

No site da gestão conseguimos ver que que ela já trabalha fora do mercado da bolsa de valores com gestão imobiliária de hotéis, logísticos, industriais, loteamentos, residenciais, self-storages e shoppings centers, sendo o HSML11 o primeiro negócio dentro da bolsa de valores.

Pontos fortes na minha opinião sobre o HSML11

1 – O fundo está focado em comprar sempre o lado mais forte dos Shoppings, ou seja, ela está focada em ser sempre majoritária nos shoppings o que é algo muito bom.

Especialmente em shopping, o fato de ser o cara que não decide nada pode mudar totalmente o rumo do negócio, mudar qualquer coisa pode impactar profundamente em todo o rendimento e faturamento do negócio, acho extremamente importante o fundo ser sempre o lado vencedor desse cabo de guerra.

Se o fundo quer fazer, ele faz.

2 – O fundo está focado em comprar shoppings novos mas já maturados, ou seja, não nos preocupamos com estruturas velhas e também não temos que nos preocupar se o shopping está operando a sua capacidade máxima.

portfolio hsml11

O shopping mais velho do fundo é o Super Shopping Osasco com abertura no ano de 2005. Em contra partida, o mesmo shopping é o mais movimentado na questão de veículos e o terceiro em visitantes.

3 – O fundo está focado em não concorrer com outros fundos, ou seja, a gestão está fazendo o seu trabalho focando apenas no resultado que irá entrega aos cotistas e nada mais.

Alguns fundos como VISC e XPML tem criado concorrência nas negociações dos empreendimentos, fazendo com que os preços inflacionem.

O HSML11 por sua vez tem procurado mercados e negócios que muitas vezes estão sendo deixados de lado mas que existe potencial, como exemplo temos o Via Verde Shopping, shopping localizado no ACRE e o Shopping Pátio Maceió em Alagoas.

Detalhes finais sobre o HSML11

O fundo atualmente tem uma vacância baixa e dentro do padrão dos shoppings, na faixa dos 4% e uma inadimplência de aproximados 3%.

Número de cotistas crescentes, diversificação de ativos aumentando tranquilamente dentro da estratégia inicial do fundo e nos preços atuais está entregando um DY de mais de 6%.

No mais, fundo andando tranquilamente e sendo operado pela sua gestora de forma tranquila até o momento.

Foi um dos últimos fundos a entrarem para o meu portfólio.

3 comentários em “HSML11 – Um fundo imobiliário de Shopping muito Promissor”

  1. Rodrigo,
    Estudando o fundo assim como outros, observei que no informe trimestral, dos 5 shoppings que possuem, apenas 3 estão descritos como imóveis e outros dois incluindo o shop. Granja está como “Ações de Sociedades cujo o único propósito se enquadra entre as atividades permitidas aos FII”.
    O que seria isso?
    Olhando pelo RI do fundo ele descreve como sendo realmente 5 shoppings no portfólio, mas em sites como StatusInvest ou MundoFii demonstram apenas como 3 Imóveis no portfólio.
    Obrigado

    1. Existe um formato de compra através de SPE, SPE é uma empresa com apenas uma finalidade…gerar renda e distribuir renda, no final não muda nada.

      O Fundo tem x% daquele CNPJ que é dono do Imóvel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *